Telefone

(41) 3232-9333

E-mail

[email protected]

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 09h às 17h

O Governo do Estado, através da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, tem realizado as oficinas do Programa Paraná Produtivo. A iniciativa tem o objetivo de identificar potenciais e carências das regiões e proporcionar um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios.

O evento contou com a presença do Secretário Estadual de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, prefeitos, secretários municipais e lideranças políticas e do setor produtivo.

As oficinas tem como objetivo fazer o diagnóstico da região, discutir potencialidades e elencar prioridades. Valdemar Bernardo Jorge apresentou o programa e mostrou que um dos objetivos do Paraná Produtivo é contribuir para a geração de emprego e renda e a diminuição das desigualdades regionais.

Estamos aqui para trazer desenvolvimento. Trazer planejamento territorial para que possamos potencializar as vocações regionais. Esta terra é rica, produtiva e de muitos valores, e queremos trazer aqui todo conceito novo para atrair novas vocações para a região, para poder potencializar as vocações que aqui estão. A ideia e formar aqui um grande grupo de prefeitos que trabalhem de forma unida pela região. Este é o grande projeto nosso.

Valdemar Bernardo Jorge, Secretário Estadual de Planejamento e Projetos Estruturantes.

O prefeito anfitrião, Leandro César de Oliveira, presidente da COMCAM, comentou a importância do programa para a retomada da economia pós-pandemia. Ele agradeceu a presença do Secretário de Estado e dos prefeitos da região no município.

A gente percebe que o Paraná está avançando com a vacina e a economia está sendo retomada. Este projeto será muito importante neste processo. É importante que os prefeitos se unam ainda mais nesse momento, porque este não é um plano que vai ficar só no papel.

Precisamos avançar para impactar positivamente a vida das pessoas. Tenho certeza que este programa vem ao encontro das necessidades dos municípios para que possam fazer a diferença na vida das pessoas. Hoje, demos um ponta pé inicial muito importante para o desenvolvimento aqui na nossa região.

Leandro César de Oliveira, prefeito do município de Araruna (PR).

O Programa

Nesta primeira fase do programa, estão sendo realizadas as oficinas de diagnóstico para coleta de informações e ouvir as demandas de cada uma das regiões, destacando as potencialidades, fragilidades, perspectivas e oportunidades que poderão alavancar o desenvolvimento produtivo. Os prefeitos da região da COMCAM participaram ativamente, colaborando com o debate de temas de interesse regional.

Levantar Potências

O Programa Paraná Produtivo visa identificar potenciais e carências das regiões e planejar um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios. O objetivo é contribuir para a geração de emprego e renda e a diminuição das desigualdades regionais. Os encontros são conduzidos por grupo de trabalho formado por técnicos da Secretaria Estadual de Planejamento e Projetos Estruturantes, do Serviço Social Autônomo Paraná Projetos e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES). Para orientar as ações, uma base de informações territoriais foi criada e auxiliará na visualização dos pontos fortes e oportunidades de cada região.

Presenças

Estiveram presentes no evento, Leandro Oliveira, prefeito de Araruna; Edenilson Miliossi, prefeito de Barbosa Ferraz; Júlio Frare, prefeito de Peabiru; Leonardo Romero, prefeito de Quinta do Sol; Edmilson Moura, prefeito de Terra Boa; Alexandre Donato, prefeito de Corumbataí do Sul; VIvaldo Lessa, prefeito de Roncador; Ricardo Radomski, prefeito de Mamborê; Akio Abe, prefeito de Quarto Centenário; Betinho Lima, prefeito de Goioerê; Ismael Dezanoski, prefeito de Janiópolis; Rafael Bolacha, prefeito de Moreira Sales; Oclesio Meneses, prefeito de Farol; José de Oliveira, prefeito de Altamira do Paraná; Tauillo Tezelli, prefeito de Campo Mourão; Soldado Adriano José, deputado estadual; e Beto Costa, ex-prefeito de Goioerê e atual assessor da Casa Civil do Paraná.

FONTE: Tribuna da Região.

Artigos recomendados