Telefone

(41) 3232-9333

E-mail

[email protected]

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 09h às 17h

Sob a liderança do presidente Ademar Traiano, integrantes da Mesa conduzirão a administração do Legislativo no biênio 2021 – 2022.


A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná para o biênio 2021-2022 foi empossada nesta segunda-feira (1º), durante sessão solene especial realizada no Plenário da Casa, conforme determina o artigo 5º do novo Regimento Interno da Casa. A solenidade obedeceu às regras sanitárias e contou com número restrito de participantes em razão das medidas impostas para a contenção do avanço da Covid-19. Na ocasião foram instalados os trabalhos da 3ª e 4ª Sessões Legislativa da 19ª Legislatura. 

Foto: Dálie Felberg

Na sessão, tomaram posse o presidente deputado Ademar Traiano (PSDB), o primeiro vice-presidente, deputado Tercílio Turini (CDN), o segundo vice-presidente, deputado Do Carmo (PSL), e o terceiro vice-presidente, deputado Requião Filho (MDB), além do primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), segundo secretário, deputado Gilson de Souza (PSC), terceiro secretário, deputado Alexandre Amaro (Republicanos), quarto secretário, deputado Nelson Luersen (PDT), e quinto secretário, deputado Gilberto Ribeiro (PP). 

Em seu discurso de posse, Traiano, que foi reconduzido ao cargo, destacou o papel do Poder Legislativo na construção de ações de combate à pandemia do coronavírus (Covid-19) em todo o estado. “Não negligenciamos nosso papel como instituição. Ao contrário. Nos momentos em que todos os caminhos possíveis pareciam se fechar, abrimos novos caminhos e possibilidades para criar novas oportunidades. Afinal, em situações complexas, a melhor estratégia pouco importa se não houver meios para viabilizá-la. Foi o que fizemos. Viabilizamos as soluções para superar a crise”, afirmou.  

O chefe do Legislativo também ressaltou o diálogo entre os poderes do Estado e a sociedade na busca por soluções para que o Paraná pudesse enfrentar de maneira robusta as recentes crises vividas pelo país. “Nesse sentido, mais uma vez o Poder Legislativo exerceu seu papel de ponto de equilíbrio da democracia. Ouvindo os demais Poderes, o setor produtivo, os trabalhadores, os municípios – e com o mesmo objetivo – construímos e aprovamos projetos e leis para dotar o Paraná das condições necessárias para enfrentar a crise e sair dela preservado e fortalecido. Com inteligência e bom senso esta Casa soube dialogar, negociar e construir soluções que ao mesmo tempo em que preservaram conquistas também permitiram avanços importantes para o Estado”, explicou Traiano.  

O presidente da Assembleia ainda pregou a continuidade desta união entre os poderes do Estado para o enfrentamento dos desafios e demandas que o Paraná terá pela frente. “O Executivo pode fazer muita coisa, mas não pode tudo. O Legislativo também pode fazer muita coisa, mas também não pode tudo. O Judiciário pode muito, mas igualmente não pode tudo. Contudo, unidos podemos fazer tudo o que é necessário para dotar o Paraná de plenas condições para seu desenvolvimento e de oportunidades para os paranaenses. Mas se nos dividirmos, pouco poderemos fazer para enfrentar os desafios quotidianos. Por isso devemos conjugar nossos valores e propósitos, e agir por princípios e convicções”, disse.  

Para o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, os próximos dois anos serão de muito trabalho, com o objetivo de ampliar a participação da população dentro do processo legislativo.

“Queremos ampliar a participação da cidadania no processo legislativo, construir cada vez mais instrumentos de participação direta na votação de leis. Ouvir a opinião pública com a sociedade civil organizada naqueles temas que são importantes na estrutura do Estado. Apoiar o parlamento para que possa, dentro da democracia, exercer o protagonismo que ele tem que exercer. Democracia sem parlamento forte não é democracia e ao mesmo tempo ter harmonia e relação construtiva com os demais Poderes do Estado que são fundamentais para que tenhamos no Paraná a estabilidade política e social e isso gera o bem-estar para todos os cidadãos do Paraná”.

Presença

A sessão solene de posse da Mesa Executiva da Assembleia contou com presença do governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior; do vice-governador do Paraná, Darci Piana; do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira; do presidente eleito do TJ-PR, desembargador José Laurindo de Souza Netto (virtualmente); do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, Gilberto Giacoia; do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Fábio Camargo; do secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva; além de representantes das mais diversas entidades governamentais e da sociedade civil organizada, que participaram virtual e presencialmente da solenidade. 

Sessão de instalação

Antes do término da solenidade, Traiano anunciou para esta terça-feira (2), com início às 14h30, a sessão de instalação da 3ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, que contará com a leitura da mensagem do governador Carlos Massa Ratinho Junior sobre a atual situação do Estado do Paraná.  

Perfil 

Ademar Traiano (presidente) – Advogado e empresário, iniciou na vida pública como vereador em Santo Antônio do Sudoeste, em 1982. Presidente da Assembleia Legislativa por três mandatos, foi governador interino em três oportunidades. Atualmente cumpre o oitavo mandato como deputado estadual. 

Tercilio Turini (1° vice-presidente) – Médico e professor universitário, exerce o terceiro mandato de deputado estadual. Representa as regiões Norte, Norte Pioneiro, Vale do Ivaí e algumas áreas do Centro e Noroeste do Paraná. 

Do Carmo (2° vice-presidente) – Natural de Maringá, onde exerceu o cargo de vereador. Advogado, possui pós-graduação em Direito Aplicado e Direito e Processo Penal. Iniciou carreira na Polícia Militar do Paraná em 1997. Cumpre seu primeiro mandato como deputado estadual. 

Requião Filho (3° vice-presidente) – Advogado formado pela CEUB e Especialista em Políticas Públicas, é curitibano e exerce seu segundo mandato como deputado estadual. É filho do ex-Senador e ex-Governador do Paraná Roberto Requião. 

Luiz Claudio Romanelli (1° secretário) – É advogado e especialista em gestão urbana, cumpre seu quinto mandato. Antes disso, foi vereador em Curitiba. Também exerceu os cargos de secretário estadual de Habitação, presidente da Cohapar e secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária. Também atuou na iniciativa privada nas áreas de obras e importação. 

Gilson de Souza (2° secretário) – Gilson de Souza cumpre seu terceiro mandato na Assembleia. É formado em Teologia e Gestão Pública, além de ser pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) e membro do Conselho Estadual da IEQ. No Partido Social Cristão (PSC) é o vice-presidente do diretório estadual. 

Alexandre Amaro (3° secretário) – Natural de Santo André (SP), vive no Paraná desde 2010. Exerce seu primeiro mandato como deputado estadual. Atua como radialista e apresentador e já trabalhou como gerente em instituição financeira. É graduado em Teologia pela FATERJ. 

Nelson Luersen (4° secretário) – É catarinense e ocupa seu quarto mandato como deputado, sendo um deles como suplente. Foi três vezes prefeito de Planalto. 

Gilberto Ribeiro (5° secretário) – Catarinense de Lages, o deputado exerce seu terceiro mandato. É radialista, jornalista e apresentador de televisão. Foi eleito em 2010 pela primeira vez. 

FONTE: Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Artigos recomendados