Telefone

(41) 3232-9333

E-mail

[email protected]

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 09h às 17h

Deputado Aliel Machado

 

Minha história de Engraxate a Deputado

 

Aliel Machado nasceu em Ponta Grossa, Paraná, em 26 de fevereiro de 1989. De família humilde, sem ligação com a política, Aliel carregou sacolas na feira e foi engraxate na infância. As dificuldades logo despertaram a sensibilidade com as questões sociais e a vocação política não demorou a surgir.

Durante o ensino médio militou na União da Juventude Socialista (UJS) e coordenou manifestações relacionadas ao transporte público, mobilizando a população por mais transparência no contrato, além de pedir melhoria na qualidade do serviço prestado aos usuários e o passe-livre.

Ainda na juventude, atuou como coordenador regional na Paraná Esportes, ligada a secretaria de Esportes do Estado, onde promoveu e coordenou diversas atividades esportivas em todo o Paraná. Foi candidato a vereador pela primeira vez em 2008, ficando como suplente. Quatro anos depois foi eleito com 3.731 votos e, logo após a posse, tornou-se presidente da Câmara Municipal, sendo o mais jovem a ocupar o cargo. Neste período, por conta da incompatibilidade de horários, trancou o curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), iniciado no ano anterior.

Durante a gestão na Câmara, Aliel tomou medidas importantes contra a corrupção e pela transparência no Legislativo, como estabelecer limite na conta de celular dos vereadores, a instalação de rastreadores em todos os veículos (o que gerou grande economia aos cofres públicos e evitou o uso indevido) e o desconto no salário dos vereadores faltosos que não justificassem a ausência.

A gestão na presidência da Câmara o credenciou a buscar uma vaga para o no Legislativo Federal, sendo eleito em 2014 com 82.886 votos. Foi o deputado federal mais jovem do Estado, com apenas 25 anos, além de ter sido o mais votado da história em Ponta Grossa. Foi reeleito em 2018 e novamente em 2022 com quase 95 mil votos para mais quatro anos de mandato em defesa dos paranaenses. 

Em Brasília é integrante de várias frentes e comissões. Foi membro titular da da Comissão Especial da Reforma da Previdência, da Comissão das Medidas de Combate à Corrupção, titular na Comissão de Educação, suplente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão do Esporte. Além disso, foi relator do projeto de alteração das Medidas Educativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no qual desenvolveu um trabalho ouvindo especialistas e a comunidade, promovendo audiências públicas em diversos estados para elaborar o relatório final.

Foi dele, em 2019, o primeiro projeto que derrotou o Governo Bolsonaro na MP que queria decretar sigilo em documentos públicos. Entre os projetos aprovados, está o que prevê a apreensão de arma de agressores de mulheres. Aliel também apresentou uma emenda, aprovada na Reforma da Previdência, e que manteve o tempo de 15 anos de contribuição para os homens se aposentarem. 

Em defesa dos trabalhadores, foi premiado com o primeiro Prêmio Getúlio Vargas, defendeu o Piso Nacional da Enfermagem, o Piso do Magistério e dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias. 

Entre 2021 e 2022 Aliel foi eleito presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), onde defendeu a vacina e também propôs a vacinação de jovens e adolescentes, além de ter lutado para reverter o corte de recursos ao ministério da Ciência e Tecnologia. Este ano Aliel assumiu a presidência da Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso).