Telefone

(41) 3232-9333

E-mail

[email protected]

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 09h às 17h

Nesta semana, a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) visitou dois locais, com abordagens diferentes para o apoio às famílias e tratamento de pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA): uma no Rio de Janeiro e outra no Paraná.

Dados apontam que de cada 54 nascidos vivos, um é autista. Então, estamos trabalhando para conhecer melhor e buscar alternativas para que essas pessoas e as famílias possam ter um melhor acompanhamento, diagnóstico precoce, e mais terapias inovadoras.

Leandre Dal Ponte, deputada federal (PV-PR).

No Rio de Janeiro, Leandre foi conhecer a Clínica Escola, localizada no município de Itaboraí, um equipamento público que faz parte da rede de educação municipal.

“Eles trabalham com pacientes e alunos. Alguns são apenas pacientes, que estão lá para os atendimentos nas clínicas; outros frequentam a escola para o desenvolvimento cognitivo”, explicou a deputada.

Ela estava acompanhada do vereador de Chopinzinho, Paulo Cesar Rosa, da secretária de Saúde Chopinzinho, Francieli Davi, e da assessora parlamentar, Anne Gomes. Eles foram recepcionados pela equipe da Clínica Escola, Glaucia dos Santos , Carmen Lucia e Berenice Piana.

Em Curitiba, Leandre visitou o Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, que fica no DIAEE (Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado). Ela conversou com a diretora, Gislaine Coimbra Budel.

Existem vários métodos, e vários graus de transtorno. Existem muitas coisas que a gente precisa conhecer sobre o tratamento. É um assunto bastante complexo e desafiador, mas que vai exigir muita atenção da gestão pública em decorrência do número de pessoas que são diagnosticadas com o transtorno do espectro autista. Por isso, fomos conhecer boas práticas utilizadas até hoje.

Leandre Dal Ponte, deputada federal (PV-PR).

Reunião com o Vice-Governador

Na segunda-feira (12), Leandre esteve em uma reunião com o vice-governador do Paraná, Darci Piana, para expor as dificuldades enfrentadas pelas famílias de pessoas com autismo. Estiveram presentes na reunião o representante da União dos Autistas do município de São João (UAJ), Vinícios Adriano von Fruhauf, a presidente da Clínica Escola e do Centro De Apoio Convivência E Defesa Dos Direitos De Autista De Cascavel (Caut), Idilza Fermo, e de Rafael Piana, presidente da União de Autistas de Palmas e Região (Uapar).

FONTE: Deputada Federal Leandre.

Artigos recomendados