Leandre quer que reforma eleitoral seja discutida com maior presença de mulheres

Deputada paranaense apresentou requerimento ao GT da Reforma Eleitoral, com sugestão de nomes de mulheres especialistas para debater a reforma eleitoral.


A deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) quer que mais mulheres participem dos debates acerca da reforma eleitoral. Para isso, Leandre apresentou ao Grupo de Trabalho de Reforma da Legislação Eleitoral um requerimento sugerindo a inclusão de especialistas mulheres para debater os temas definidos no plano de trabalho do colegiado. Leandre é a única deputada paranaense, atualmente, que integra o grupo de trabalho.

“Se vamos debater uma reforma eleitoral, é necessário ouvirmos como o sistema atual prejudica a participação política feminina e como podemos torná-lo mais justo. O Brasil está atrás de quase todos os países da América Latina em número de mulheres eleitas e a razão não é porque as mulheres não têm interesse em política, pois o TSE revelou que 46% das filiadas aos partidos pertencem ao sexo feminino”, pontua Leandre.

No requerimento, Leandre aponta a necessidade de especialistas debaterem o tema do financiamento eleitoral, com destaque para a arrecadação e gastos por parte dos partidos políticos e candidatos, a competência da Justiça Eleitoral para definir regras eleitorais, a propaganda eleitoral no rádio e na televisão e a forma de se escolher e registrar candidaturas.

Para os debates foi convidada a pós-doutorada em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), Teresa Sacchet, a doutora em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Eneida Desiree Salgado, a doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), Luciana Panke, e a doutora em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Letícia Regina Camargo Kreuz.

Eu acho certo que qualquer reflexão que envolva alterações na legislação eleitoral exige a participação de mulheres que contribuam para pensar como tornar o sistema democrático mais justo e representativo.

Leandre Dal Ponte, deputada federal.

FONTE: Deputada Federal Leandre