Telefone

(41) 3232-9333

E-mail

[email protected]

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 09h às 17h

A deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) esteve no início desta semana na Secretaria da Saúde do Paraná (SESA) para debater o repasse de recursos, através do Sistema Único de Saúde (SUS), para atendimentos nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e nas Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES).

Participaram da reunião o diretor-geral da SESA, Nestor Werner Junior, a diretora do departamento da pessoa idosa da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), Adriana Santos de Oliveira, o presidente do Conselho Estadual do Idoso (CEDI), Jorge Nei Neves, o diretor social da Federação das Apaes do Paraná, Pedro Bazana, e a coordenadora do Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos São Vicente De Paulo, localizado no município de Castro, Cleonice Almeida.

“Precisamos um reconhecimento de política pública. Uma garantia de direito das ILPIs dentro do contexto do SUS. Hoje, nós somos reconhecidos apenas na área de assistência social. Mas precisamos ser reconhecidos, também, como um serviço de saúde”, afirmou Cleonice.

De acordo com a deputada Leandre, durante a situação de Pandemia, a necessidade de repasse de recursos, também para atenção à saúde, nas Instituições de Longa Permanência de Idosos ficou mais evidente.

“Tanto o governo federal, como as secretarias estaduais, e as prefeituras puderam perceber a necessidade de recursos para a saúde e a demanda de atendimentos existente dentro das instituições de longa permanência de idosos, não só aqui do Paraná. Mas de todo o Brasil”.

APAES

Durante a reunião, também entrou em debate acordo para ampliação de recebimento de recursos para a saúde pelas APAES. Como encaminhamento, será elaborado um documento através da Federação das APAES, que será enviado ao Ministério da Saúde pela Secretaria de Saúde do Paraná.

De acordo com a deputada Leandre, o ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, já sinalizou em conversar prévias que está de acordo para que haja um aumento no recebimento de recursos relativo às demandas de saúde das APAES.

Artigos recomendados