Telefone

(41) 3232-9333

E-mail

[email protected]

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 09h às 17h

A data homenageia a árvore que deu origem ao nome do país.


O Dia Nacional do Pau-Brasil é comemorado no dia 3 de maio e tem como objetivo organizar ações de reflorestamento e conscientização em escolas e nas comunidades sobre a importância desta espécie para a história do Brasil, criando o senso de proteção para evitar a exploração ilegal do Pau-Brasil.

Com o nome científico Caesalpinia echinata, o Pau-Brasil foi decretado a árvore oficial nacional no dia 7 de dezembro de 1978, através da Lei Nº 6.607. O Pau-Brasil está desde 1992 na lista brasileira de árvores com risco de extinção.

A árvore símbolo do Brasil também possui outros nomes, como: Ibirapitanga, Pau-Vermelho, Pau-de-Pernambuco, Arabutã, Ibirabitã, Muirapitanga, Orabutã, Pau-Rosado e Pau-de-Tinta.

O Pau-Brasil existia em abundância na Mata Atlântica, no entanto, com a intensa exploração dos portugueses e demais colonizadores do Brasil, a árvore começou a ficar cada vez mais escassa. A madeira era utilizada para produção de móveis na Europa, devido a sua alta qualidade.

O Pau-Brasil é a única árvore no Brasil protegida por uma lei exclusiva, que considera a exploração e exportação da madeira ilegal.

FONTE: Calendarr

Artigos recomendados