Telefone

(41) 3232-9333

E-mail

[email protected]

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 09h às 17h

Povo unido, município forte.


Braganey, no Oeste Paranaense, é uma cidade pacata de cerca de 6 mil habitantes, que se destaca pela fé e pela natureza. Sede do Santuário Nossa Senhora da Salette, o município abriga a maior estátua da santa no Brasil e promove a tradicional romaria em homenagem a ela.

http://www.viajeparana.com/sites/viaje-parana/arquivos_restritos/files/imagem/2019-11/braganey.jpg

Maio é o mês do aniversário de Braganey. E a comemoração é em alto estilo, com rodeio profissional, show da esquadrilha da fumaça, tarde recreativa para crianças e o tradicional corte do bolo de metragem correspondente ao número de anos do município, dentre outras atrações.

História

Atraídos pela fertilidade da terra, emigrantes, principalmente de Santa Catarina, chegam na região onde se localiza o município de Braganey por volta de 1950. A família pioneira de Joaquim Correa e outros colonos que vieram em seguida inicialmente se instalaram às margens do Rio Tigre, atual Rio Novais, começando o desmatamento para ocupação da localidade e plantação de culturas,entre elas, o café.

Não contente com a colonização, alguns anos antes, da região do rio Tigre, depois batizado de rio Novais, em Corbélia, em 1960, Izidoro Primo Frare se uniu às famílias de Joaquim Correa e Pedro Pereira de Godoy para abrir um novo projeto de colonização, com venda de lotes rurais e também urbanos, no qual foi organizado um arruamento. Desse esforço veio redundar a formação da cidade de Braganey.

FONTES:

Artigos recomendados