Telefone

(41) 3232-9333

E-mail

[email protected]

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 09h às 17h

Em 29 de março de 1693, Curitiba, capital do estado do Paraná, era fundada. São 328 anos de história para contar sobre esta cidade, considerada modelo de planejamento urbano e qualidade de vida.


Marcada pela imigração, Curitiba abriga gente de vários países que lá escolheram para viver. Até o século 18, eram os índios, mamelucos, portugueses e espanhóis que predominavam na cidade. Com a emancipação política do Paraná (1854) e o incentivo governamental à colonização na segunda metade do século 19, Curitiba recebeu uma grande leva de europeus.

Alemães, franceses, suíços, austríacos, sírios, libaneses, poloneses, italianos, ucranianos presentes nos centros urbanos ou nos núcleos coloniais, conferiram um novo ritmo de crescimento à cidade e influenciaram de forma marcante os hábitos e costumes locais.

Com o nome de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Curitiba foi fundada pelo capitão Matheus Martins Leme em 1693. Em 1721, a vila passa a se chamar Curitiba com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho, a primeira autoridade a se preocupar com o meio ambiente colocando a cidade como uma das principais no mundo quando este é o assunto.
A cidade vivia em extrema pobreza até 1812 quando foi usada como rota dos tropeiros. O comércio cresceu e prosperou com lojas, armazéns e negócios ligados a transporte de gado. Quarenta e um anos mais tarde, Curitiba ganha status de capital do Paraná e dá início ao planejamento urbano com obras de infraestrutura e reformulação no traçado urbano.

FONTE: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Artigos recomendados